segunda-feira, 13 de junho de 2011

A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO, UMA CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

"A tecnologia é considerada assistiva quando usada para auxiliar no desempenho funcional de alguma atividade"
Ana Cristina Fagundes Souto

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e intervenção desenvolvido no início do século XX nos Estados Unidos, que tem como objetivo a inserção e participação na vida social através do desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais, a minimização de incapacidades de forma contextualizada e a integração dessas habilidades na vida cotidiana.
As intervenções em Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso de atividades como instrumento terapêutico e têm como população-alvo pessoas que por razões de ordem física, sensorial, psicológica, mental ou social apresentam dificuldades na realização de suas atividades cotidianas.
O terapeuta ocupacional ao longo de sua formação estuda o "fazer humano" e suas correlações eco-bio-psico-sociais e as situações em que esse fazer não se concretiza plenamente, além do estudo e vivência das mais diversas atividades através da análise das características que as compõem, visando conhecer seu potencial terapêutico e integrá-las ao seu repertório de intervenção.


Como a Terapia Ocupacional se preocupa com o "fazer", diante de algumas situações surge a necessidade de adaptar o indivíduo e suas habilidades e/ou o meio em que vive; logo o terapeuta ocupacional é responsável pela criação de dispositivos de Tecnologia Assistiva devido a sua formação voltada para o "fazer", porém a área de Tecnologia Assistiva é multidisciplinar por natureza, envolvendo desde engenheiros a terapeutas, professores e familiares.
O uso de um dispositivo de Tecnologia Assistiva representa um encontro entre um indivíduo e um aparelho para realização de uma determinada tarefa em um determinado lugar, logo temos como principais variáveis para prescrição: o desempenho do sujeito, as capacidades do aparelho, as tarefas requeridas e as características físicas e sociais do ambiente.
No contexto educacional a Tecnologia Assistiva apresenta-se como um meio para viabilizar a interação do indivíduo com o processo pedagógico. Conseqüentemente o professor, atento e sensível às habilidades de seus alunos e responsável pelo planejamento dos conteúdos que pretende desenvolver em sala de aula, torna-se fundamental na seleção e uso dos dispositivos de Tecnologia Assistiva.

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