MUSICAL: Hebert Viana, é uma pessoa que possui inteligência musical e, após um acidente tornou-se paraplégico, e a partir de então, começou a usar efetivamente uma tecnologia assistiva, no caso, a cadeira de rodas. Vale lembrar que, antes disso ele já fazia uso dos óculos, que é uma tecnologia assistiva para pessoas com dificuldade visual.
LINGUÍSTICA: Pessoas que possuem inteligência linguística e são cegas, através do braille conseguem ler e escrever.
LÓGICO-MATEMÁTICA: Engenheiros controem braços mecânicos para pessoas que não possuem o braço. O ábaco, que é a calculadora utilizada por pessoas cegas.
EXISTENCIAL, INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL: Nicholas James Vujicic, possui predomínio das três inteligências, pois consegue refletir sobre a essência de sua existência, sabe reconhecer seus pontos fortes e fracos para superar suas limitações, e, também, a partir de seus exemplos, consegue orientar outras pessoas. Em virtude de suas limitações físicas, tornou-se usuário de diversas tecnologias assistivas.
CORPORAL-CINESTÉSICO: Clodoaldo Silva, atleta paraolímpico. É nadador e utiliza cadeira de rodas.
NATURALISMO: Pessoas com hemiplegia que utilizam bengalas para auxiliar na locomoção, podem praticar equoterapia.
ESPACIAL: Aleijadinho, artista plástico do barroco mineiro, ao perder os dedos dos pés passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couros ou sendo necessário que o carregassem. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com cinzel, e martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário