terça-feira, 14 de junho de 2011

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner. A contribuição desta teoria é a de mostrar que todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes e que suas inteligências serão reforçadas, desenvolvidas ou não, dependendo dos estímulos que receberem do ambiente/cultura que os cercam. A pergunta que se faz não é mais se o aluno é ou não inteligente, mas sim como ele é inteligente.
É possível crer que todas as pessoas possuam essas inteligências com algumas bem mais acentuadas e desenvolvidas que as outras. Trabalhos específicos desenvolvidos em sala de aula contribuem de forma efetiva para “ativar” todas as inteligências nos alunos, ampliando sua criatividade e desenvolvendo-os as habilidades de cada um e procurando inserir essas inteligências no contexto da educação inclusiva.
Através da teoria das inteligências Múltiplas as escolas estão inserindo a educação inclusiva que consiste em “misturar” aqueles que estavam separados e inseri-los na sociedade, fazendo com que a mesma conviva com as diferenças. A partir disso, a teoria das inteligências múltiplas é um instrumento capaz de efetivar o respeito, a diferença e a potencialidade de cada um.
Os benefícios da educação inclusiva devem ser para todo o público envolvido no processo. Mas, para isso, a escola deve ser estruturada e abranger desde os funcionários da limpeza à diretoria para estarem preparados ao público portador da deficiência, e fora da escola conseguir fazer com que as pessoas também se envolvam nessa causa de inclusão. Não se pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser capaz, independente das limitações aparentes.
A teoria das inteligências múltiplas segundo Gardner mudou o conceito de escola e aula, mostrando as competências humanas e que o sistema tradicional de avaliação baseado na capacidade de dominar conceitos escolares específicos, necessitava de renovação e não mais havia sentido conceber um aluno mais inteligente que outro apenas porque dominava com maior ou menor facilidade as explicações de seu professor ou conceitos do livro didático.
Nos dias atuais a teoria de Gardner sobre as inteligências múltiplas está conquistando seu espaço no cenário educacional e mostrando outra forma de conceber a capacidade dos alunos e a aula centrada em sua individualidade, deixando clara a capacidade dos alunos portadores de deficiência.
De maneira geral, a teoria das inteligências múltiplas capacita não apenas os professores que estão em contato direto com as formas de inteligência dos alunos portadores de deficiência, mas também engloba todos que de alguma forma convive com esses indivíduos, tendo a certeza que as limitações existem mais não são elas que impedem o desenvolvimento dos mesmos e a escola com a educação inclusiva está se preparando para mostrar cada vez mais isso.


*O vídeo abaixo mostra tatames especiais feitos para facilitar o cuidado com os portadores de deficiências múltiplas, feitos por estudantes de Design da UFPR.





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